* As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante)

Anticoagulante faz cair em 70% infecções de células pelo novo coronavírus, diz pesquisa  

Estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com pesquisadores da Inglaterra e da Itália apontou um possível novo mecanismo de ação da heparina, um medicamento anticoagulante, no tratamento do novo coronavírus. A substância inibiu distúrbios de coagulação que poderiam afetar vasos do pulmão e prejudicar a oxigenação, além de parecer dificultar a entrada do Sars-CoV-2 nas células. Em laboratório, a infecção das células, do rim de um macaco, foram reduzidas em 70%.

Engenheiros e médicos da UFG criam respirador quatro vezes mais barato que valor de mercado

Foi produzido pela Escola de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Goiás (UFG) um respirador mecânico com valor quatro vezes mais barato que os convencionais. A instituição quer fechar um convênio com empresas para a confecção de até 20 aparelhos por semana. Segundo o professor responsável pelo projeto Pneuma, Sigeo Kitatani Júnior, o protótipo é uma solução paralela aos ventiladores comerciais e custará por volta de R$ 15 mil, a depender das empresas que comporão o consórcio para sua produção.

Empresa diz que pode ter tratamento contra covid-19 por articorpos artificiais ainda este ano

O CEO da empresa de biotecnologia Regeneron está otimista sobre um tratamento artificial de anticorpos para o novo coronavírus que pode entrar em ensaios clínicos no próximo mês, embora diga ser muito cedo para saber se isso ajudará a prevenir ou tratar a infecção. Ao contrário das vacinas, que acionam o sistema imunológico para desenvolver anticorpos, os anticorpos de laboratório são inseridos diretamente no sangue, proporcionando imunidade temporária.

Reino Unido decreta relaxamento do lockdown e estimula volta de quem não puder trabalhar de casa

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou neste domingo, 10/5, a flexibilização do lockdown (confinamento) no país. O chefe de governo estimulou a população a voltar a trabalhar, caso não possa fazê-lo de casa. Antes, a posição era de que só atividades essenciais deveriam funcionar. Foram seis semanas de quarentena, sob pena de prisão ou multa. O Reino Unido é o segundo país com mais mortes pelo novo coronavírus até o momento, com mais de 31 mil mortes.

Papa Francisco liga para arcebispo preocupado com a disseminação da pandemia em São Paulo

Apreensivo com o agravamento da situação da covid-19 na capital paulista, o Papa Francisco ligou para o cardeal Dom Odilo Scherer. O arcebispo de São Paulo disse a integrantes da diocese que o pontífice “perguntou como estamos, pois teve informações sobre a situação grave da pandemia” na capital. No mês passado, Francisco já havia tomado a mesma atitude em relação a Manaus, também em conversa com o arcebispo da cidade.

Parceria entre universidades e laboratórios busca porcentagem real de infectados na capital paulista

Pesquisa entre a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e laboratórios busca descobrir o porcentual real de pessoas infectadas pelo novo coronavírus na capital paulista. O coordenador da pesquisa, Celso Granato, explicou à CNN que a falta de testes e as subnotificações podem fazer com que os números da Secretaria de Saúde sejam até dez vezes inferiores aos dados reais. Moradores de seis bairros que estão entre os maiores registros de casos e mortes foram convidados a cooperar.

Ministro da Saúde diz que Dia das Mães tem “dualidade de sentimentos” pela tragédia da covid-19

Na primeira declaração de uma autoridade do governo após o País ultrapassar a marca de 10 mil mortos pela covid-19, o ministro da Saúde, Nelson Teich, disse que uma “dualidade de sentimentos” marcou este domingo, 10/5, com a alegria pela comemoração dos Dias das Mães, mas tristeza pelas 10 mil mortes provocadas pelo coronavírus. A mensagem de Teich foi publicada nas redes sociais.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates