As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.

Descoberta no sistema imunológico pode revelar por que a covid-19 é tão mais grave para algumas pessoas

Uma descoberta de cientistas britânicos pode começar a explicar a razão de algumas pessoas se mostrarem mais vulneráveis à covid-19. Eles constataram que os pacientes que evoluem para a forma mais grave da doença parecem ter números extremamente baixos de uma célula imune chamada célula T, que são “faxineiras” de infecções no corpo humano. A pista pode ajudar a descobrir uma “impressão digital” sobre quem seria mais suscetível ao agravamento e também um medicamento, a interleucina 7, pode ajudar no caminho de um tratamento. (clique no título para ter acesso a toda a reportagem)

Hospital paulista anuncia teste inédito no mundo capaz de analisar 1,5 mil amostras ao mesmo tempo

Uma das referências da pesquisa em medicina no Brasil, o Hospital Israelita Albert Einstein anunciou um teste para o novo coronavírus capaz de analisar mais de 1,5 mil amostras ao mesmo tempo. Na prática, é uma alternativa para a testagem em massa. Será o primeiro exame do mundo de diagnóstico do novo coronavírus baseado em sequenciamento de nova geração (NGS, na sigla em inglês) com 100% de especificidade – em outras palavras, sem chance de apresentar casos de falsos positivos.

Minas Gerais mantém nível de contágio abaixo do início da contaminação, informa secretaria

Apesar de registrar, pelo segundo dia consecutivo, um recorde no números de mortes causadas pela covid-19, o nível de contágio em Minas Gerais, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, ainda está abaixo do período inicial da pandemia. A média dos últimos 14 dias tem sido de 4,5 óbitos, um pouco maior do que a média desde o início. Recentemente, houve uma flexibilização do isolamento social por parte do governo mineiro.

Sem trabalho com a pandemia, ambulante implorou ajuda. Ganhou tanto que pediu para cessar doações

Conhecido no Recife por vender cachorro-quente há mais de 40 anos no mesmo ponto – as imediações do Colégio Salesiano – Joaquim Antônio da Silva, o Barruada, ficou sem renda com a necessidade de isolamento social por conta da pandemia. Endividado, ele fez um vídeo para pedir ajuda nas redes sociais. Alunos e ex-alunos do colégio e outros clientes doaram tanto que ele teve de voltar a fazer um vídeo: para agradecer e pedir para pararem com as doações.

Um terço das infecções por coronavírus se desenvolvem sem sintomas, diz agência dos EUA

O site do Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) publicou que cerca de um terço das infecções por coronavírus são assintomáticas. A agência federal de saúde dos EUA afirma também que, em sua melhor estimativa, do total dos que apresentam sintomas, um porcentual de 0,4% morrerá. Outra projeção é que 40% das transmissões do novo coronavírus ocorrem antes que as pessoas apresentem sintomas da doença.

Cloroquina e hidroxicloroquina trazem risco de arritmia cardíaca, aponta estudo com 96 mil pacientes

Na mesma semana que o governo federal liberou o uso da cloroquina para pacientes com sintomas leves de covid-19, uma pesquisa científica publicada na revista The Lancet com 96 mil pacientes revela: a hidroxicloroquina e a cloroquina não apresentam benefícios contra a doença. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira, 22/5, e mostram que, além de não haver melhora na recuperação dos infectados, existe um risco maior de morte e piora cardíaca durante a hospitalização pelo novo coronavírus.

OMS declara América do Sul como novo epicentro da pandemia e Brasil amplia destaque negativo

Nesta sexta-feira, 22/5, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a América Latina se tornou o novo epicentro da pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo diretor do programa de emergências, Michael Ryan. Em coletiva a jornalistas, a entidade foi questionada se estava oferecendo algum tipo de assistência direta ao Brasil, que havia registrado recorde de mortes diárias no dia anterior, com 1.188 mortes em 24 horas, no mesmo dia em que ultrapassou as marcas de 300 mil contágios e 20 mil óbitos.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates