“As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.
Cientista não crê que embalagens sejam fonte importante de contágio do Sars-CoV-2
Os traços de coronavírus encontrados em embalagens de frango exportados do Brasil para a China levantaram a polêmica: até que ponto a transmissão por meio de invólucros é possível? Estudos em laboratório mostraram que o vírus pode sobreviver por horas e até dias em algumas embalagens — principalmente papelão e vários plásticos. No entanto, muitos cientistas questionam se os resultados podem ser replicados fora do laboratório. A resposta de um deles, Emanuel Goldman, em artigo publicado na Lancet, é mais incisiva: é muito pequeno o risco de transmissão por superfícies inanimadas.
São Paulo não tem mais nenhuma região com restrição máxima e vê redução em número de mortes
O Estado de São Paulo não tem mais nenhuma região na fase vermelha (restrição máxima) do plano de reabertura gradual da economia. É a primeira vez que todas as regiões estão pelo menos na fase laranja. Com esta mudança, o estado tem 88% da população na fase amarela, a terceira de cinco no cronograma de progressão. Também foi registrada queda de 16% no número de mortes. As regiões que trocaram o vermelho pelo laranja foram as lideradas pelos municípios de Franca e Registro.
Pandemia pode terminar em até dois anos, diz diretor-geral da OMS
Falando em Genebra, Tedros Adhanom afirmou que a pandemia de 1918, que ficou conhecida como gripe espanhola e matou 50 milhões de pessoas, foi superada em dois anos. O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) deu esse exemplo após prever que a pandemia do coronavírus chegue ao fim em menos de dois anos. No entanto, ele considera que os avanços atuais da tecnologia podem permitir que o mundo acabe com o vírus em “um tempo mais curto”.
Entenda como se dá a “mascne”, o efeito colateral do uso contínuo de máscaras faciais
A proteção facial tornou-se essencial com a pandemia, mas pode provocar efeitos colaterais indesejáveis. Dermatologistas e youtubers já falam sobre os cuidados que devemos ter com a pele para evitar isso. Um dos incômodos é a formação de acne por conta da máscara, ou simplesmente mascne. Segundo a dermatologista Angeline Yong, a mascne consiste no efeito do “contínuo esfregar da máscara contra a pele”, que causa pequenas rupturas e facilitando a entrada de bactérias e sujeira que entopem os poros.
Novo coronavírus já tirou a vida de 800 mil pessoas em todo o mundo
Neste sábado, 22/8, o mundo chegou a marca de 800 mil mortes pela covid-19, segundo a plataforma da Johns Hopkins University. O dado foi atingido pouco mais de quatro meses após os primeiros 100 mil, em 10 de abril. Os Estados Unidos lideram o ranking com o maior número de óbitos e de casos, registrando mais de 175 mil e 5,6 milhões, respectivamente. O vice-líder na triste lista é o Brasil, que contabiliza mais de 113 mil vítimas e 3,5 milhões de infectados pela doença.
O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa — #SeSairUseMáscara