O torcedor esmeraldino aprendeu a confiar desconfiando, para citar um lema que ficou conhecido por um dos primeiros presidentes da República, o alagoano Floriano Peixoto.

Um confiante desconfiado. É assim pelo menos desde 2009, quando deixamos escapar a Estrela Dourada (a chance de título era real, sim, e não veio nem vaga na Libertadores) e se agravou em 2013, com o ridículo 0% de aproveitamento nos três últimos jogos do Brasileiro.

Uma vitória apenas nos daria a vaga na Libertadores do ano seguinte. Estádio lotado para ver um desempenho ridículo em campo. Aquela derrota para o Santos fechou o caixão da paixão de muito esmeraldino por seu clube.

A história se repete. Provavelmente, com apenas uma vitória nos três jogos restante o Verdão garantirá seu retorno à Série A.

Se tem de ser assim, que seja hoje: neste ano e neste momento, o Coritiba representa o que foi o Goiás das temporadas anteriores da segunda divisão. É um time que não aspira a mais nada, totalmente desmotivado, com uma torcida frustrada e jogadores em rota de saída, já pensando em onde estarão no próximo ano.

Ainda que Oeste, na próxima semana, e Brasil de Pelotas, na rodada final, também já devam estar totalmente livres do rebaixamento ao enfrentarem o Esmeraldino, o time de Ney Franco não pode desperdiçar a chance de ouro desta sexta-feira.

A decisão é para agora! Não dá para apostar no que será daqui a uma semana ou duas, até porque o Goiás já não está mais com o melhor de seu desempenho, como no fim do primeiro turno e início do segundo. A esperança do torcedor tem uma sombra da insegurança e é preciso que o time jogue luz sobre esse fantasma.

Que 2013 possa ter ensinado que não se deve dar mole para o azar. Aquilo é algo que a torcida não quer que se repita nunca mais.

LINCOLNEANAS

 * * * * *  Além do evidente desalento que acomete do elenco paranaense, um segundo fator pode fazer a diferença positiva para os alviverdes do Cerrado – o fato de terem jogado um dia antes, portanto, com um dia a mais de folga para os músculos.

 * * * * *  Quer mais um motivo para acreditar em um bom jogo do Goiás (ou um péssimo jogo do rival de logo mais)? O técnico do Coritiba é Argel Fucks, certamente um dos piores que já passaram pela Serrinha.

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Elder Dias
Jornalista, servidor federal, ambientalista e esmeraldino por natureza. Buscando sempre aliar paciência de Jó com perseverança de Cafu.