“As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.
Motivos que levaram a África a não se tornar epicentro da pandemia após 6 meses
O continente mais carente do planeta tem uma população 6 vezes maior (1,3 bilhão) do que a brasileira, mas 4,5 vezes menos óbitos (26 mil) por covid-19. Mais de seis meses após o primeiro caso, no Egito, o temor por uma tragédia ainda maior na África não se confirmou. Mas há razões para que o pior não tenha acontecido — entre elas, o trabalho coordenado entre todas as nações e um suposto maior número de pessoas com anticorpos ao coronavírus, por conta das inúmeras epidemias por que o continente já passou.
Remédio para hipertensão reduziu gravidade e mortalidade por covid em pacientes, diz pesquisa
Uma pesquisa publicada aponta que alguns remédios para hipertensão podem ter um efeito benéfico em pacientes que já usam os medicamentos e são infectados pela covid-19. Pessoas com pressão alta estão entre os grupos que correm mais risco de morrer se forem infectadas pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Cientistas da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, concluíram que pacientes hipertensos que já usavam remédios inibidores do sistema renina-angiotensina-aldosterona (RAAS), tiveram menor risco de ser internados na UTI, de precisar de suporte de oxigênio (com ou sem ventilação mecânica) e de morrer.
Velocidade da pandemia começa a desacelerar em número de casos e de mortes, afirma OMS
A pandemia de covid-19 ainda está se expandindo, mas a alta no número de casos e mortes desacelerou globalmente, exceto pelo sudeste da Ásia e pelo leste do Mediterrâneo, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em sua atualização epidemiológica mais recente, a OMS disse que as Américas continuam sendo a região mais duramente afetada, respondendo por quase metade dos novos casos registrados e por 62% das 39.240 mortes computadas em todo o mundo pela doença na semana passada.
23 casos de reinfecção pelo novo coronavírus são investigados no Brasil
Pelo menos 23 pessoas estão sendo investigadas por terem supostamente testado positivo para a covid-19 duas vezes – são os possíveis casos de reinfecção da doença no país, segundo levantamento com as secretarias estaduais de Saúde. O número divulgado anteriormente era 27, mas houve uma revisão para menos.
Busca pelo termo “ansiedade” no Google quase triplicou entre brasileiro após covid-19
Um levantamento realizado pelo Google mostra que as buscas por termos relacionados a ansiedade no Brasil bateu recorde de interesse em junho deste ano. Somente neste ano, os brasileiros buscaram três vezes mais pelo termo “ansiedade” do que na média dos últimos 16 anos. Entre janeiro e julho a busca pelo termo foi 191% maior do que a média registrada entre os anos de 2004 e 2019.
O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa — #SeSairUseMáscara