As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.

Em março, uma das mais renomadas gastroenterologistas do País se tornou uma paciente em estado grave de covid-19. Os pulmões dela foram comprometidos e, com dificuldades para respirar, a médica teve de ser intubada. Apesar de não ter comorbidades, ela era considerada do grupo de risco em razão da idade: 88 anos. Pois agora Angelita Habr-Gama está de volta ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz, onde ficou internada – e também onde trabalha desde 1960. Depois dos maus bocados, ela já atua novamente como cirurgiã.

Salvador mostra tendência de rebaixamento na taxa de transmissão de vírus

Os números indicam que Salvador está perto de deixar a pior fase da pandemia para trás. O secretário de Saúde da capital baiana, Léo Prates, apontou que o município registra uma taxa de transmissão de 2%, índice que já chegou a 11%. Porém, a ocupação dos leitos de UTI segue com índices elevados, o que gera preocupação sobre o risco de uma saturação nas unidades médicas. Salvador registra mais de 27 mil confirmados de coronavírus, com 1.029 mortes em decorrência da doença.

Fiocruz consegue parar coronavírus em células com remédio para hepatite C

Estudo coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou que, em experimentos com células, medicamentos atualmente usados no tratamento da hepatite C inibiram a replicação do novo coronavírus. É mais uma luz possível, em termos de terapia, que pode vir a dar resposta promissora para o tratamento de contaminados pela covid-19 enquanto a vacina não vem.

O Papa Francisco doou 35 respiradores artificiais para auxiliar 13 países no combate ao coronavírus. Quatro desses aparelhos serão destinados a hospitais no Brasil, segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira, 26/6. Segundo a Esmolaria Apostólica, órgão do Vaticano responsável por doações e caridade, por meio de seu gesto o papa “expressa sua proximidade com os países afetados pela pandemia de covid-19, especialmente aqueles com sistemas de saúde em maiores dificuldades”.

Por que o mundo deve produzir vários modelos de vacina para o Sars-CoV-2 e não apenas um?

Seis meses de coronavírus: um micro-organismo que mudou a história do planeta

Cidades do interior já têm mais casos e risco é de causar novas ondas nas capitais

Depois de chegar ao país pelos aeroportos das capitais e se espalhar pelas grandes cidades e suas regiões metropolitanas, o novo coronavírus passou a circular nas últimas semanas com mais força nas cidades menores, onde há profunda carência de atendimento hospitalar, aumentando os riscos de um número cada vez mais alto de óbitos em decorrência do vírus que já matou 55 mil brasileiros em quatro meses. A preocupação é com o “efeito bumerangue”, com a epidemia voltando às metrópoles.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates