“As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.
Como uma pesquisa brasileira com soro obtido com cavalos pode ajudar a tratar a covid-19
Nesta quinta-feira, 13/8, uma equipe de cientistas brasileiros anunciou a criação de soros para o tratamento da covid-19 produzidos a partir de cavalos. O Instituto Vital Brazil (IVB), laboratório oficial do governo do Rio de Janeiro, onde a pesquisa foi realizada, já apresentou o pedido de patente para o método. Por enquanto, o estudo está sendo depositado no MedRxiv, um repositório de resultados preprint (pré-publicados). Entenda como o soro obtido de cavalos pode ajudar a combater a covid-19.
Colchicina: anti-inflamatório para gota pode acelerar a recuperação de pacientes hospitalizados
Os resultados de um estudo clínico conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto demonstraram uma melhora no quadro de pacientes hospitalizados pela covid-19 por meio da administração de um anti-inflamatório conhecido como colchicina, usado no tratamento da gota. Segundo os pesquisadores, o medicamento pode ajudar a combater a inflamação pulmonar e acelerar a recuperação de pacientes com formas graves do novo coronavírus.
Tecnologia atual fez número de mortes em Nova York ser menor do que o da pandemia de gripe espanhola
As pandemias de gripe espanhola e de covid-19 têm a diferença de um século, mas muito em comum. Entretanto, os aparatos tecnológicos foram essenciais para conter o novo coronavírus e surtiram efeito na redução do número de óbitos na cidade de Nova York (EUA), em relação ao surto do século 20. A conclusão vem de um estudo publicado na revista científica Journal of the American Medical Association (Jama).
Saiba como está o avanço do novo coronavírus em qualquer município do Brasil
Mais de 100 mil pessoas já morreram no Brasil vítimas da covid-19. O País também já ultrapassou mais de 3 milhões de casos confirmados. Há óbitos confirmados em todos os Estados, e, de acordo com os dados oficiais, quase 99% dos municípios brasileiros já foram atingidos pelo vírus. Veja nesta matéria (clicando no título desta chamada para acessá-la) um mecanismo de busca de municípios em todo o Brasil para saber como está a situação da pandemia na localidade.
Nuvem gigante de fumaça assusta moradores no Centro-Oeste e pode agravar crise da saúde na região
Uma nuvem de fumaça encobriu cidades do Centro-Oeste na manhã desta quinta-feira, 13/8. O principal motivo é a atual situação do Pantanal. O bioma, localizado em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, enfrenta o maior volume de queimadas nas últimas décadas. A piora das condições ambientais, que costuma vir acompanhada de aumento de problemas respiratórios e de saúde na população, agora se soma também à pandemia de coronavírus – a região sofre o pior momento desde o início do surto.
O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara