As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante)

Espanhola de 113 anos passa pelo novo coronavírus apenas com sintomas leves e vence sua segunda pandemia

Maria Branyas contraiu uma forma leve da covid-19 em abril, no asilo onde vive há 20 anos, na cidade de Olot, cem quilômetros ao norte de Barcelona. Aos 113 anos, ela se recuperou nesse lar de idosos da Espanha, onde vários residentes infectados com o coronavírus morreram. Maria teve sintomas discretos, com uma infecção do trato urinário e um pouco de febre associada, segundo uma pessoa responsável pela entidade.

Reino Unido aprova teste bem mais preciso para identificar anticorpos da covid-19

Um laboratório da Saúde Pública da Inglaterra concluiu que um teste da farmacêutica Roche detectou os anticorpos exatos desencadeados pelo novo coronavírus. Com isso, o Reino Unido deve negociar com a empresa suíça e realizar milhões de exames de anticorpos, algo cogitado por muitos países como maneira de acelerar a reativação de economias devastadas pelos isolamentos e de adotar medidas de distanciamento social mais adequadas para cada situação.

Chegada de centenas de respiradores pode desafogar atendimento na cidade do Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro recebeu nos últimos dias 306 respiradores, além de monitores e outros equipamentos para o atendimento de pacientes contaminados pelo coronavírus. Ao todo, seis voos vão trazer 726 respiradores comprados da China. O restante da encomenda deve vir até o fim de maio. O hospital referência Ronaldo Gazolla, na zona norte da cidade, terá mais 200 destes Outros 80 serão enviados para o Hospital de Campanha do Riocentro, na zona oeste, e 20 para unidade do Leblon, na zona sul.

 

Isolamento vertical em xeque (1): após o pico da pandemia, Espanha só tem 5% de imunizados

Cento e três dias depois que o primeiro caso de coronavírus foi registrado na Espanha, só 5% da população teve contato com o Sars-CoV-2 até agora, como mostram dados iniciais de estudo com quase 65 mil espanhóis. O resultado corrobora declarações, feitas por epidemiologistas, de que é um grande erro deixar a transmissão sem controle para tentar atingir a chamada “imunidade de rebanho” (termo para designar a porcentagem de vacinados em uma população para que uma proteção adequada a todos), à qual se vincula o chamado – apenas no Brasil – isolamento vertical.

Isolamento vertical em xeque (2): 86 milhões de brasileiros pertencem a grupos de risco, diz estudo

A proposta de isolamento vertical [apenas de pessoas de grupos de risco] levou um xeque a partir de um estudo da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), que aponta 54,5% da população brasileira – ou 86 milhões de brasileiros – como integrantes do grupo de risco, com um ou mais fatores de vulnerabilidade a complicações pelo vírus causador da Covid-19. O isolamento vertical é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro de forma enfática, mesmo sem princípios científicos.

Covid-19 pode se tornar doença endêmica nos próximos anos, alerta cientista da OMS

Provavelmente o mundo só terá algum controle sobre o novo coronavírus em quatro ou cinco anos, conforme disse, nesta quarta, 13/5, a cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan. Durante esse tempo, o vírus continuará representando ameaça a depender também das mutações que ele possa sofrer, da eficácia de medidas de restrição do contágio implantadas pelos países e do desenvolvimento de uma vacina viável.

Família duvida de resultado de vítima de covid-19, abre caixão em velório e 5 ficam contaminados

Cinco pessoas estão em isolamento domiciliar após participarem do velório de uma mulher diagnosticada com covid-19 em Cairu (BA) e testarem positivo para a doença. A suspeita é de que o caixão, que saiu lacrado do hospital, tenha sido aberto antes do sepultamento, ao contrário do que havia sido determinado pelas autoridades do município. A Secretaria de Saúde de Cairu informou que, inicialmente, encontrou resistência de membros da família em acreditar no resultado positivo para covid-19.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates