As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.

Um medicamento barato e amplamente disponível chamado dexametasona pode ajudar a salvar a vida de pacientes gravemente doentes com coronavírus. O medicamento faz parte do maior teste do mundo com tratamentos existentes para verificar quais funcionam contra o coronavírus. E o tratamento com esteroides em baixa dose de dexametasona é um grande avanço na luta contra o vírus mortal, segundo especialistas do Reino Unido. Seu uso levou a uma redução em um terço no risco de morte para pacientes respirando com a ajuda de respiradores. Para quem demanda oxigenação, reduziu as mortes em um quinto. Se o medicamento tivesse sido usado para tratar pacientes no Reino Unido desde o início da pandemia, até 5 mil vidas poderiam ter sido salvas, dizem os pesquisadores.

Com queda de casos e internações, Manaus fecha hospital de campanha

A cidade que passou pelo pior drama no início da pandemia no Brasil está fechando o hospital de campanha montado para dar suporte aos pacientes de covid-19. O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), anunciou, nesta segunda-feira, 15/6, que vai fechar a unidade provisória – erguida no espaço de uma escola – que funcionou por dois meses, porque não está mais sendo necessário receber ninguém. Com 180 leitos, o hospital conta agora com 46 doentes, e será desativado assim que eles tiverem alta.

Ocupação de UTIs no Rio de Janeiro cai para 64%, menor índice desde o início da pandemia 

O Rio de Janeiro possui hoje a menor taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 desde o início da pandemia, segundo a Secretaria de Saúde do Estado. A taxa, que já foi de 100% para toda a rede, hoje é de 64%. Já para enfermarias, a ocupação atual é de 57%. O governo informou ainda que a fila de espera para transferências, tanto em leitos de UTI quanto de enfermarias, também atingiu o menor patamar, com 73 pacientes. Deste total, 84% aguardam exames ou melhora do quadro clínico serem transferidos.

Em entrevista, ex-ministro Mandetta faz balanço da pandemia no Brasil e vê melhora em agosto

Em entrevista ao portal UOL, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, fez uma projeção: em agosto, os números deverão estar mais próximos do controle no Brasil. Ele acredita que o fato de o Brasil ser “um continente” faz com que aqui haja várias cidades com epidemias em momentos diferentes. “Eu falei nas coletivas que seriam 20 semanas muito duras, ‘vai separar menino de homem’. Vinte semanas, se parte de março, a gente está falando de até agosto”, calculou.

Curitiba volta a fechar parques e bares para frear coronavírus depois de falhar em “estratégia sueca”

Com a pandemia do novo coronavírus sob controle no início de maio, Curitiba estava em uma situação confortável em relação a outras capitais que sofriam com o colapso em seus sistemas de saúde. O prefeito Rafael Greca (DEM) declarou que os curitibanos vinham “seguindo o modelo sueco”. Na última semana, porém, a cidade viu triplicar o número de registros diários da doença, que se mantinham em uma média de 14 por dia. Só no sábado, 13/6, foram 59 novas confirmações. No total, são 1.177 casos confirmados e 78 óbitos.

Se você está suando e ainda assim precisa se proteger do novo coronavírus, logo ainda estará usando uma máscara. Estudos publicados recentemente indicam que o uso de uma barreira mecânica no rosto é tão importante quanto o distanciamento social como forma eficaz de prevenir a transmissão de covid-19. Veja o que pode ser feito para adequar a necessidade a um maior conforto para seu uso.

Nos últimos 30 dias, óbitos no Brasil já superam números dos Estados Unidos no mesmo período

Um mês atrás, no dia 15 de maio, o Brasil registrava 14.817 mortes por covid-19. Nos Estados Unidos havia 89.104 vítimas, e 33.998 no Reino Unido. Agora, 30 dias depois, foi por aqui onde mais morreram pessoas vítimas do novo coronavírus – e a tendência é de que o País continue na liderança do ranking diário por muito tempo. Em comum entre as três nações: seus chefes de governo minimizaram a pandemia em seu início.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates