“As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.
Pesquisa visa usar cães para identificação precoce de pacientes com covid-19
Uma parceria entre pesquisadores de Brasil e França tenta viabilizar o uso de cães na identificação de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. O objetivo do estudo desenvolvido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pela Escola Nacional Veterinária de Alfort é testar a sensibilidade e especificidade da detecção olfatória canina, de maneira que cães se tornem uma alternativa de triagem fácil e rápida da doença. A iniciativa está em fase avançada de testes com cães da instituição Amarante do Brasil, que financia o material para pesquisa e treina os animais.
Taxa de transmissão mostra que Brasil está mais perto de controlar pandemia, revela Imperial College
A taxa de transmissão de casos de covid-19 no Brasil chegou a 1,01 no domingo, 9/8, segundo estudo divulgado pela universidade Imperial College, do Reino Unido. O dado está em queda em relação à semana anterior, mas ainda indica que a doença está em expansão. O dado significa que, atualmente, a cada 100 brasileiros contaminados, o vírus é transmitido para 101 pessoas. O índice inclui o Brasil na lista dos países com pandemia classificada como “estável ou crescendo lentamente”.
Santa Mercedes, a única cidade de São Paulo sem nenhum caso de covid-19
As inscrições para participar como voluntário dos testes da vacina contra a covid-19 da Pfizer no Centro Paulista de Investigação Clínica (Cepic), em São Paulo, ainda estão abertas. Diferentemente dos testes da vacina de Oxford (Reino Unidi) e da Coronavac (China) realizados no país e que são restritos a profissionais de saúde, os da vacina da Pfizer estão abertos à população. O principal critério é estar exposto ao vírus de alguma maneira, por exemplo, utilizar transporte público, segundo o Cepic.
Correr com máscara pode fazer mal? Veja o que diz a medicina esportiva
Com a liberação da realização de atividades físicas, até mesmo em academias, essa pergunta se tornou presente no dia a dia de atletas amadores. As máscaras, item indispensável quando é preciso ir à rua, são obrigatórias também na prática diária exercícios, quando fora de casa. O médico do esporte Alexandre Carvalho, da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), realizou testes com o acessório na atleta de vôlei de praia Ágatha Rippel, medalha de prata nas Olimpíadas do Rio, em 2016.
Médicos denunciam pressão de operadora de plano de saúde para ministrar hidroxicloroquina
Mensagens em grupos do aplicativo WhatsApp, confirmadas por médicos que prestaram serviços à empresa, ilustram cobranças relatadas por profissionais de uma operadora de plano de saúde para que eles prescrevessem hidroxicloroquina em casos de covid-19. O medicamento é desaconselhado por diversas entidades de saúde internacionais e nacionais, após inúmeros estudos apontarem que é ineficaz contra o coronavírus e pode trazer riscos ao paciente. A operadora nega que haja pressão e diz que seus médicos são livres para escolher a melhor linha de tratamento para seus pacientes.
O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa #SeSairUseMáscara