* As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), laranja (neutra ou de alerta) ou vermelha (preocupante). 

Homem com HIV contrai o Sars-CoV-2, mas sobrevive: “Não é sentença de morte”

Ao testar positivo para covid-19, Diego Callisto teve um flashback de quando viveu uma situação parecida, 19 anos atrás, quando soube que tinha contraído o HIV. “Foi uma ansiedade visceral que tomou conta de mim, porque não sabia o que poderia acontecer.” O gestor de políticas públicas na área da saúde contou sua história de cura, após 14 dias de isolamento, acompanhamento médico à distância e tratamento com antibiótico.

Anticoagulante parece reverter casos de pacientes com covid-19 em estado grave

Um anticoagulante utilizado para prevenção de trombose poderá salvar a vida de pacientes com a síndrome de dificuldade respiratória aguda, principal complicação da covid-19 associada aos óbitos pela doença. Aplicado em 27 pacientes com comprometimento pulmonar, o medicamento fez com que mais da metade deles (56%) recebesse alta em quatro dias, mostrando-se uma estratégia promissora para os casos graves da enfermidade. Pesquisadores do Hospital Sírio-Libanês se preparam para estudo com um número maior de voluntários.

Em ‘semanas ou meses’ saberemos quais drogas funcionam contra a doença, diz OMS

Em um período que pode ir de algumas “semanas” a “meses”, o mundo deverá ter conhecimento sobre que medicamentos realmente funcionam para combater o novo coronavírus, disse a líder-técnica da resposta ao coronavírus da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria van Kerkhove. Ela acrescentou que a entidade acompanha série de estudos para determinar exatamente quantas pessoas já foram infectadas pela doença em todo o mundo.

China diz que pode “vacina emergencial” para equipes de saúde ainda este ano

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China afirmou que o país poderia ter uma vacina contra o novo coronavírus para profissionais da saúde ainda neste ano. “Talvez, em setembro, poderíamos ter uma vacina para ser usada emergencialmente, por exemplo, se tivermos um novo surto do vírus, que poderia ser utilizada em grupos especiais, como os trabalhadores sanitários”, afirmou Gao Fu, o diretor-responsável pelo órgão público, em entrevista à emissora estatal de televisão.

Revista médica americana traz 6 passos para ‘esmagar’ coronavírus em 10 semanas

Editorial da revista médica The New England Journal of Medicine, dos EUA, elencou seis passos para vencer a guerra contra o coronavírus em dez semanas no país. O texto cita os debates sobre os efeitos da pandemia na saúde e na economia, mas diz que há uma opção dominante que simultaneamente limitará as mortes e fará a economia girar novamente de uma forma sustentável.

Quais as cidades mais afetadas pela pandemia em casos e mortes? E o porcentual de leitos por Estado?

Cidades do Norte e do Nordeste, entre elas algumas capitais, estão entre as proporcionalmente mais afetadas pela covid-19, tanto em número de casos como, infelizmente, em óbitos. Há também preocupação com o esgotamento de leitos de UTIs em vários Estados. Veja como está o balanço. Secretarias estaduais de Saúde confirmam no país 54.043 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2), com 3.704 mortes.

Grávida, imigrante haitiana contraiu coronavírus durante internação em São Paulo

Joanneda Renaud, uma imigrante haitiana de 24 anos, foi infectada pelo novo coronavírus dentro da UTI de uma maternidade em São Paulo e agora está internada em estado grave no Hospital das Clínicas. Sua família agora luta para vencer as barreiras linguísticas e ao menos obter notícias da gestante.


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates