“As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.

Contos de Nova York: a luta pela vida de um bebê em meio ao caos da pandemia

Alexandra Lovo López tinha 4 meses de vida quando, em 19 de março, teve de ser hospitalizada em Nova York, na época um dos epicentros da pandemia. É que, pouco tempo após nascer, ela foi diagnosticada com cardiomiopatia dilatada, que provoca o enfraquecimento do músculo cardíaco e reduz o bombeamento do sangue. Sem sucesso com remédios, os médicos viram que a menina precisaria de um transplante de coração para sobreviver. Veja a sequência dessa história clicando no título verde desta chamada.

Terapia com células-tronco para controlar inflamações da covid avança em teste

Uma classe de terapia similar à de células-tronco se mostrou segura em dois testes clínicos iniciais para covid-19. Segundo cientistas que criaram o tratamento, conhecido pela sigla MSC, ele é capaz tanto de acalmar “tempestades” inflamatórias que o organismo cria para combater o vírus e danificam o tecido pulmonar como reparar o dano causado. O resultado mais recente sobre a terapia saiu em julho, em teste (fase 1) no Hospital Universitário de Salamanca, na Espanha, no qual 13 pacientes de UTI com covid-19 foram tratados com as células-tronco. Desses, 11 pacientes sobreviveram a complicações graves da doença.

Enxaguante bucal com capacidade para inativar o novo coronavírus?

Uma descoberta realizada por pesquisadores da Universidade Ruhr-Bochum, na Alemanha, revelou uma constatação tão inusitada quanto surpreendente: algumas fórmulas de enxaguante bucal são capazes de inativar o Sars-CoV-2. O estudo, publicado no fim de julho no The Journal of Infectious Diseases, revelou que todas as oito marcas testadas no experimento conseguiram reduzir a carga inicial do vírus após 30 segundos. Em uma delas, a diminuição foi tanta que nenhum vírus foi detectado. Apesar do efeito, o enxaguante não é capaz de inibir a produção de vírus nas células.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates