Interior paulista relaxa isolamento e até 13 cidades podem espalhar vírus

Uma pesquisa científica da Universidade Estadual Paulista (Unesp) encomendada pelo governo de João Doria (PSDB) desvendou a dinâmica da expansão da Covid-19 pelos principais eixos rodoviários do Estado. Treze cidades de grande porte correm o risco de se tornar disseminadoras do vírus em efeito cascata.

EUA superam Itália em recorde de mortos

Os Estados Unidos estão superando todas as marcas trágicas na pandemia do novo coronavírus. Neste sábado, 11, o país ultrapassou a Itália e tomou a liderança no triste ranking de número de mortes. Já são , após registrar 783 falecidos nas últimas 24 horas somente no Estado de Nova York. A capital do Estado é o principal foco da pandemia no mundo atualmente.

Intrigante: coronavírus pode incluir um sintoma até agora raro

A Academia Americana de Oftamologia alertou que a conjuntivite pode ser um sintoma da Covid-19, ainda que de forma rara, e que pode ter passado despercebido em casos de contágio. A entidade recomenda que os médicos oftalmologistas usem proteção que abrange olhos, nariz e boca ao atender pacientes.

Manaus, em situação crítica com a Covid-19, vai receber médicos de outros Estados*

Com a maior incidência de casos per capita no Brasil, a capital amazonense vai receber médicos e suporte de material. Ação, do Ministério da Saúde, visa evitar que a cidade se torne a primeira a ter o sistema de saúde entrar em colapso no País. Manaus também será a segunda cidade a receber hospital de campanha do governo federal – a primeira foi Águas Lindas (GO).
* Foto principal deste post: pacientes suspeitos de Covid-19 aguardam em fila de atendimento de hospital de Manaus | Raphael Alves / Agência O Globo

Espanha tem o menor número de mortes em 3 semanas

No começo do mês, eram quase mil óbitos por dia no país. Agora, o número está reduzido a pouco mais da metade disso. Uma rígida quarentena imposta em todo o país fez cair o crescimento diário de novos casos de 20% para 3% em duas semanas. Mas autoridades do país dizem que é cedo para afirmar que o pico do contágio já passou.

Ritmo de contágio na Europa mostra tendência de redução

A totalização de casos no continente europeu está em viés de queda, conforme afirmou a Organização Mundial de Saúde (OMS). Países como Espanha, Alemanha e Itália mostram estar neste rumo, enquanto que o Reino Unido ainda parece estar na área de pico de contágio, com grande número de casos e de mortes.

Droga experimental pode trazer resultados em casos graves

O remdesivir pode ser um novo medicamento a dar esperança de tratamento para a Covid-19. O estudo ainda é inicial e foi publicado na respeitada revista científica The New England Journal of Medicine, com resultados promissores em pacientes considerados graves. Até o momento, não há tratamento ou medicamento comprovadamente eficiente contra a doença.

Quarentena reduz pela metade a poluição do ar de São Paulo

Com a redução do número de veículos nas ruas, o ar da cidade de São Paulo está mais puro. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), as manchas de alta poluição foram reduzidas pela metade com a adoção da quarentena. Imagens de satélite da Nasa comprovam o quadro de melhora ambiental, que pode afetar positivamente até para a redução da gravidade da Covid-19 na capital paulistana.


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates