As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante)

Vacina de Oxford teve resultado promissor com pequeno grupo de macacos

A Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciou que poderia ter uma vacina para o novo coronavírus já em setembro. E vem mostrando progressos. Os testes com um grupo de seis macacos tiveram resultado promissor, o que levou à etapa com humanos. Mais do que isso, o grupo de pesquisadores britânicos e estadunidenses prometeu finalizar em agosto os testes clínicos da vacina, que já foi aplicada em 1,1 mil voluntários no fim de abril.

Ceará pode estabilizar pandemia em duas semanas, conclui estudo de estatísticos de universidade

Com a análise de modelos matemáticos epidemiológicos, o Sistema de Monitoramento Preditivo (Simop) da Universidade Federal do Ceará (UFC) projeta que o Estado consiga estabilizar a pandemia de covid-19 no final do mês de maio. Isso significa que os casos confirmados e os óbitos pela doença parariam de crescer. Em junho, o cenário seria de decréscimo de número de casos confirmados e, como consequência em algumas semanas o número de óbitos também cairia.

Máscaras que detectam covid-19 podem ser alternativa para problema de falta de testes

Pesquisadores de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) estão desenvolvendo uma máscara de proteção capaz de detectar se a pessoa está com o novo coronavírus, por meio de uma luz fluorescente que se acenderá. Para os cientistas, isso pode ajudar a sanar o problema da falta de testes, recorrente em muitos países, uma vez que os doutores podem colocar a máscara nos pacientes e descobrir rapidamente, sem precisar levar os exames para um laboratório, se eles têm ou não a covid-19.

Universidade federal em SP cria testes rápidos para confirmação do novo coronavírus

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estão desenvolvendo dispositivos para a identificação do novo coronavírus em pacientes infectados, em ambientes contaminados e até mesmo nas redes de esgoto. O projeto prevê a utilização de um sensor eletroquímico para a detecção, na saliva do paciente, de pelo menos três sequências do genoma do vírus.

Desde o início desta semana, Belém – cidade que vive em lockdown desde segunda-feira, 11/5 – vem registrando filas enormes para o atendimento de pessoas impactadas pela pandemia do novo coronavírus. Mas, desta vez, a fila é de carros e longe dos hospitais públicos da capital. A operação é de um drive-thru para entregar um kit composto por três medicamentos usados para amenizar os sintomas da covid-19 aos usuários da Unimed Belém. Ainda não há eficácia científica comprovada de nenhum remédio para o tratamento.

Ex-ministro Mandetta teme que Brasil seja recordista de casos de coronavírus no mundo

Demitido em abril do cargo de ex-ministro da Saúde, quando gozava de alta popularidade, Luiz Henrique Mandetta afirmou que o Brasil pode atingir o patamar de mil mortes ao dia por covid-19 e se tornar o país com maior número de casos da doença no mundo. Ele também criticou o presidente Jair Bolsonaro por defender a volta da população ao trabalho em meio à pandemia. Em uma escala de 0 a 10, Mandetta disse estar “preocupado no nível 10” com a evolução do novo coronavírus no País.

Manaus pode ter até 330 mil pessoas infectadas, estima pesquisa de Federal do Amazonas

Somente a capital do Amazonas pode ter entre 220 mil  e 330 mil habitantes que já foram contaminados pelo novo coronavírus. A estimativa é de um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e apresentado ao comitê de crise estadual. O levantamento também aponta ainda que, na segunda-feira, 11/5, cerca de 85 mil estavam com o vírus ativo, podendo realizar a transmissão. O número de casos confirmados em Manaus se aproximava de 10 mil no boletim desta quinta-feira, 14/5.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates