* As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), laranja (neutra ou de alerta) ou vermelha (preocupante)

Ciência da universidade pública: 15 vezes mais barato e feito em 2 horas, respirador da USP é aprovado para uso

O ventilador pulmonar emergencial criado por engenheiros da Escola Politécnica (Poli) da USP para suprir a necessidade de respiradores foi aprovado em testes técnicos e agora será enviado para aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Custo estimado é de R$ 1 mil por aparelho. Protótipo foi testado sem problemas em quatro pacientes do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Em ligação, Papa Francisco se solidariza com a situação do Amazonas e pede por pobres e indígenas

Em telefonema para o arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner, o pontífice manifestou preocupação e solidariedade com as vítimas do novo coronavírus no Estado, que pode ser considerado o epicentro da pandemia no Brasil, em termos proporcionais. De acordo com a Arquidiocese, o Pontífice pediu informações e disse estar apreensivo especialmente com a situação dos povos indígenas, dos ribeirinhos e das pessoas mais pobres.

Consultor dá 8 razões para ter otimismo quando a economia for retomada

Em um artigo no LinkedIn, rede social voltada para o setor corporativo, o consultor e especialista em gestão Orlando Merluzzi diz que “o fim do túnel está chegando e há razões para ser otimista”. Ele listou oito pontos que mostram como as coisas devem melhorar e acredita que a parada obrigatória por conta da pandemia deve trazer efeitos positivos, principalmente para quem a está aproveitando para já pensar no que vem por aí, com planejamento.

Na UTI, enfermeiro lê para paciente carta escrita pela irmã e enviada pelo celular

A tecnologia dos aplicativos de conversação tem ajudado a encurtar a distância nesses momentos difíceis de pandemia. Na UTI de um hospital da zona norte de São Paulo, enfermeiro faz o intermédio da comunicação entre a família de um paciente internado com covid-19 e o homem, em estado grave. Veja essa e outras histórias clicando no título da chamada.

‘Ele exonerou a ciência’, diz ex-ministro da Saúde Mandetta sobre sua demissão por Bolsonaro

Falando em um debate online convidado pelo Movimento Brasil Livre (MBL), o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta disse que o presidente Jair Bolsonaro bateu de frente com a ciência durante sua gestão na pasta da Saúde. Segundo suas próprias palavras, o presidente “exonerou” a própria ciência, e não um ministro. “Em determinado momento foi tudo misturando e ele [Bolsonaro] resolveu ter um ministério mais coadjuvante”, declarou.

Mapa interativo apresenta estatísticas sobre a pandemia no Brasil e em todo o mundo

Para quem se interessa em saber mais sobre os dados relativos ao impacto da pandemia do novo coronavírus em cada cidade do Brasil e mesmo em outros países, o infográfico interativo apresentado (clique no título da chamada para acessar) representa uma boa opção.  Os dados são das Secretarias Estaduais de Saúde, já que o Ministério da Saúde não revela os números por município em seu painel.

Em 24 horas, Goiânia vê salto de 22% em número de casos do novo coronavírus

A capital do Estado foi responsável por quase 90% dos casos registrados em Goiás neste domingo – 60 de 67 confirmações. Por outro lado, não houve confirmação de nenhuma morte no Estado. O registro consta do site CovidGoiás/UFG, com informações coletadas pela Universidade Federal de Goiás, de acordo com boletins da Secretaria Estadual de Saúde.


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates