* As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante)

Israel isola anticorpo, abre caminho para vacina contra covid-19 e já busca patente para produção em escala comercial

Pesquisadores israelenses conseguiram isolar com sucesso um anticorpo chave contra o novo coronavírus, o que pode abrir caminho a uma possível vacina. O anuncio foi feito nesta terça-feira, 5/5, pelo Instituto para a Investigação Biotecnológica, órgão ligado ao Ministério da Defesa de Israel. Próximo passo é preparar a patente para então entrar em contato com empresas farmacêuticas, com o objetivo de produzir em escala comercial. O instituto assegura que o anticorpo desenvolvido ataca e neutraliza o vírus nas pessoas doentes.

Cientistas da Holanda descobrem anticorpo que bloqueia ação do coronavírus em células humanas

Holandeses publicaram, na  revista científica Nature Communications, um relato de como identificaram um anticorpo que impede o vírus Sars-CoV-2 de infectar células. Descoberta é o primeiro passo para o desenvolvimento de potencial tratamento de cura e prevenção do novo coronavírus. Segundo o trabalho, o anticorpo pode neutralizar a infecção em culturas celulares e por ser “totalmente humano” teria efeitos colaterais bem reduzidos. Pesquisa foi publicada por pesquisadores da Universidade de Utrecht e de mais duas instituições.

Butantan usa biotecnologia para combinar técnicas inovadoras e formular vacina contra a covid-19

Pesquisadores do Instituto Butantan vão combinar técnicas de biotecnologia para elaborar uma vacina contra o novo coronavírus. O objetivo é induzir no organismo, de modo mais efetivo, diferentes tipos de resposta imune contra o novo coronavírus. A nova estratégia é inspirada em mecanismo usado por certas bactérias para “despistar” nosso sistema imune: a liberação de pequenas esferas feitas com o material de suas membranas como iscas para desviar a defesa do organismo. Essas vesículas, denominadas membranas pelos pesquisadores, têm a propriedade de ativar intensamente o sistema imunológico.

Bolsonaro pode sofrer impeachment se não entregar exames de coronavírus, diz Barroso

Com mais de 30 pedidos de impeachment já protocolados na Câmara dos Deputados, o presidente Jair Bolsonaro agora corre o risco de novo pedido de processo por conta de se recusar a divulgar os resultados de seus exames para covid-19. Quem abriu a tese foi o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso. “Se fosse um cidadão comum, eu diria que (o respeito à) privacidade deve prevalecer.

Brasil é o lugar do mundo onde mais acredita em fake news sobre o coronavírus, revela pesquisa

Pelo menos 110 milhões de brasileiros já acreditaram em alguma notícia falsa publicada sobre a pandemia nas redes sociais, segundo estudo feito pela Avaaz. O pior, no caso, é que acreditar e até compartilhar uma fake news neste momento é literalmente questão de vida ou morte. Segundo o estudo, a maior parte das mentiras são encaminhadas pelo WhatsApp, mas o Facebook também tem uma forte disseminação.

75% dos testes importados pelo Brasil não foram aprovados em seus países de origem

Levantamento que cruzou dados de processos de liberação de testes no país com os de sistemas de vigilância sanitária de outros países mostra que 75% dos reagentes para a verificação do vírus da covid-19 autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) chegam ao Brasil sem a chancela internacional apropriada. Em outras palavras: prefeituras, governos e empresas estão comprando testes sem aval do controle sanitário dos países de origem para serem vendidos neles.

Covid-19 mata um dos fundadores dos Titãs, que lutava contra o câncer

O cantor e compositor Ciro Pessoa, que no início da década de 80 foi um dos fundadores da banda Os Titãs do Iê-Iê, depois apenas Titãs, morreu nesta terça-feira, 5/5, ao contrair o novo coronavírus em uma das idas e vindas ao hospital para tratar um câncer. Ele permaneceu no grupo por dois anos e foi autor de letras como Sonífera Ilha Homem Primata. Companheiros da banda fizeram homenagens pelas redes sociais.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates