As cores dos títulos dão o tom da respectiva notícia: verde (boa notícia), amarelo (neutra ou de alerta) ou vermelho (preocupante). Clique sobre o título para acessar o conteúdo na íntegra.

China testa quase a população inteira de Wuhan sem registrar doentes de covid-19

Em pouco mais de duas semanas, a China realizou testes de coronavírus em quase 10 milhões de pessoas em Wuhan, cidade onde a pandemia começou. Segundo as autoridades, não foram encontrados novos casos de doentes. Mas 300 pessoas assintomáticas foram detectadas nos testes, mas a China não contabiliza portadores assintomáticos como casos confirmados.

Exame de proteínas no sangue poderia “dizer” qual será a gravidade de doença nas pessoas

Cientistas descobriram 27 proteínas essenciais no sangue de pessoas infectadas com covid-19 que, acreditam, podem agir como biomarcadores que preveem o quão grave um portador da doença pode ficar. Em uma pesquisa publicada no periódico científico Cell Systems nesta terça-feira, 2/6, pesquisadores do britânico Instituto Francis Crick e da Charité – Universitaetsmedizin, de Berlim, na Alemanha, descobriram que as proteínas estão presentes em níveis diferentes em pacientes de covid-19, dependendo da gravidade de seus sintomas.

Teste de conhecimentos sobre covid-19 ajuda a orientar e a prevenir a transmissão da doença

Iniciativa da rede de hospitais D’Or, um quiz com 20 questões sobre o novo coronavírus leva o jogador a medir seus conhecimentos sobre a doença, suas formas de transmissão, o uso de máscara e sintomas mais frequentes. É também uma ótima forma para aprender mais sobre a covid-19, já que, a cada resposta, certa ou errada, há orientações importantes. Para acessar a matéria completa, clique no título da chamada.

Médicos rebatem colega italiano e pedem cautela sobre afirmação de menor letalidade do Sars-Cov-2

Médicos italianos rebateram o colega Alberto Zangrillo, chefe do hospital San Raffaele, em Milão, após sua afirmação nesta semana de que o o novo coronavírus perdeu potência e ficou menos letal. “Eu só posso expressar minha grande surpresa e absoluta perplexidade pelas declarações feitas pelo professor Zangrillo. Basta olhar o número de novos casos confirmados diariamente para ter evidências da persistência da circulação do vírus na Itália”, disse o médico Franco Locatelli, diretor do Conselho Nacional de Saúde da Itália.

Protestos antirracismo nos EUA acendem luz amarela a uma 2ª onda de contaminação por coronavírus

Protestos em massa contra a brutalidade da polícia levaram milhares de pessoas a sair de casa e ocupar as ruas de diversas cidades nos Estados Unidos, fazendo aparecer o temor de novos surtos do coronavírus. Líderes políticos, médicos e especialistas em saúde pública advertiram que as aglomerações de pessoas podem causar o aumento dos casos. Líderes políticos pediram para que manifestantes usem máscaras e mantenham o distanciamento social.

Goiás registra dobra os recordes anteriores de casos confirmados e óbitos diários e curva se acentua 

De uma situação aparentemente sob controle para 24 óbitos e mais de 400 casos em menos de 24 horas. Os números correspondem ao alerta dado na semana passada pelo Grupo de Modelagem da Covid-19, formado por cientistas da Universidade Federal de Goiás UFG. Mais ainda: pela perspectiva traçada pela nota técnica da UFG para o pior cenário, a previsão para um número diário de 24 óbitos só seria alcançada a partir de 8 de junho – ou seja, ocorreu pelo menos seis dias antes.

Covid-19 supera câncer e se torna maior causa de mortalidade entre brasileiros em maio

Houve pelo menos 23.402 notificações de morte por covid-19 em maio, de acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. A marca faz com que a doença seja a maior causa de óbitos em um maio típico no Brasil, quando considerada a média das mortes de 2014 a 2018, últimos cinco anos com dados disponíveis. É um grande aumento em relação a abril, quando foram feitas 5.711 notificações de morte pelo novo coronavírus, o que então colocava a doença como a 5ª maior causa de mortalidade no País.


O portal Estádio das Coisas apoia as medidas
de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus.
#FiqueEmCasa    #SeSairUseMáscara


COMENTÁRIOS




Estádio das Coisas
A arena para todos os debates